quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você é o que você assiste?!

         Gente, é o maior barato assistir tv. Mas cuidado, ela é viciante e uma faca de dois gumes, dependendo da interpretação dada ao que é assistido. Novelas, telejornais, programas populares (quase sempre de gosto duvidoso), todos tem uma missão: "arrebanhar" telespectadores e em nome desse objetivo de responder às pressões em busca de um índice significativo de audiência, acabam por atropelar o bom senso. Existe no Brasil a cultura de dizer que se oferece aquilo que a massa quer ver. Será? Foi feita uma consulta criteriosa e honesta sobre o que o grande público quer assistir? Não na minha casa, nem na minha rua, tampouco comigo ou com alguém que eu conheça.
         O que se tornou comum no país foi a generalização. Os grupos formadores de opinião de longo alcance contribuem para esse equívoco à medida que desqualificam e marginalizam a cultura erudita. É pena, que a televisão aberta sem parabólica não nos ofereça um conteúdo substanciado de cultura. Mas, com certeza, dói muito mais, ver e saber de pessoas que com acesso à parabólica não saem do arroz com feijão de sempre (sbt, globo, record).
        As tv's Futura, Cultura e Brasil oferecem um cardápio cultural valiosíssimo, mas infelizmente desperdiçado: filmes nacionais e internacionais de excelente qualidade, documentários, shows, espetáculos teatrais, enfim a receita ideal pra quem deseja participar de um circuito cultural intenso,debatendo e criticando a participação das mídias na formação de nosso caráter social. Pensem nisso.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário